terça-feira, 11 de novembro de 2014

Recomendação do Ministério Público amplia penalizações contra professores

 0
 
 876
 
 10 Nov 2014
A direção do SINTE/RN reagiu com indignação à recomendação do Ministério Público de aumentar para 60 minutos o tempo da hora/aula. A sugestão foi publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 8 de novembro.
Para a coordenadora geral do SINTE/RN, Fátima Cardoso, esta mudança no cálculo de hora aula para hora relógio é mais um ataque engendrado contra a categoria. “Eles (o Ministério Público) deveriam fiscalizar as turmas que terminam o ano sem professor, as escolas que estão caindo aos pedaços, deveriam observar aonde que os recursos públicos estão sendo empregados”, opina. A sindicalista avalia a recomendação como uma “intolerância a um trabalho desgastante do professor”.
O coordenador geral do SINTE/RN, professor Rômulo Arnauld também questiona a recomendação: “É por causa de agressões como essa que cada vez menos jovens se interessam a ingressar na carreira docente. Quem vai se submeter a esse tipo de situação recebendo salários aviltantes e trabalhando sem condições?”, indaga.
Diante da situação, o Sindicato já acionou a sua assessoria jurídica para tratar do caso.

GRATIFICAÇÕES DOS GESTORES - GESTÃO DEMOCRÁTICA 2014

As informações que constam abaixo ainda não são oficiais, mas fazem parte das conversações que desenvolvemos nos últimos dias com os representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Procuradoria do Município. 

Diante das últimas conversas que perduraram quase todo o expediente da sexta-feira, 07/11/2014, a gestão apresentou algumas modificações sobre a proposta de decreto que foi encaminhada pelo Conselho Municipal de Educação e demais decisões do processo. 

Pontos que sofreram alteração por parte da gestão:


Observando a tabela supra, o cálculo para a remuneração total dos que assumirem a gestão será conforme o estabelecido abaixo:

1 - Diretor e Vice-diretor de escola, levando em consideração que quem assumirá o cargo seja um Professor ou Coordenador Pedagógico Nível II, Classe A, sem quinquênios e gratificações de título, o que significa o início da carreira:


2 - Diretor e Vice-diretor de escola, levando em consideração que quem assumirá o cargo seja um Agente Educacional I, Nível I, com a graduação exigida, sem quinquênios, o que significa o início da carreira:


3 - Diretor e Vice-diretor de escola, levando em consideração que quem assumirá o cargo seja um Agente Educacional II, Nível I, com a graduação exigida, sem quinquênios, o que significa o início da carreira:


Em seguida apresentaremos outros pontos defendidos pela gestão que tiveram dissenso com as propostas apresentadas pelo CME. 

PORTE DAS ESCOLAS E CARGA HORÁRIA - GESTÃO DEMOCRÁTICA

A perspectiva é que a Secretaria Municipal de Educação de São José de Mipibu divida as escolas municipais em 4 portes. Ao contrário de criar vários núcleos educacionais, que juntariam escolas em uma única equipe gestora, a administração municipal preferiu redefinir o porte das escolas e tirar os vice-diretores das escolas que têm até 200 alunos e que não forem incluídas em algum núcleo educacional; veja a proposta abaixo.


Obs.: Os vice-diretores das escolas que tenham entre 201 e 300 alunos cumprirão seu turno de trabalho normal na rede pública municipal de ensino de São José de Mipibu e no contra-turno colaborarão no processo de gestão da escola para o qual foi escolhido como vice-diretor.

Todos os candidatos às funções de diretor e vice-diretor assumirão o compromisso de pessoalmente acompanhar as atividades das escolas em pelo menos dois turnos diários, todos os dias da semana, isso significa que ampliaremos a presença dos gestores nas unidades escolares. Visto que a ausência dos gestores nas escolas ou a divisão do expediente entre o diretor e o vice-diretor, fato que provocou o acompanhamento estrito de um turno da escola por cada um dos membros da equipe gestora, trouxe transtorno para a comunidade escolar e para os demais profissionais da educação,  algo que recebeu avaliação negativa na audiência pública que o Conselho Municipal de Educação promoveu para avaliar o decreto que conduziu o atual processo de gestão democrática.

É importante lembrar que mesmo exigindo a presença dos gestores (diretor e vice-diretor) em pelo menos dois turnos diários, todos os dias da semana, isso não significa a dedicação exclusiva. O gestor que tiver outro vínculo poderá reorganizar seu horário em seu outro local de trabalho, para que acompanhe os dois turnos na gestão e no turno restante desenvolva suas atividades na outra atividade.

Observamos que conforme foi expresso pela Procuradora e Secretária Municipal de Educação o município não aceitou a proposta encaminhada pelo CME do gestor ter a possibilidade de permutar com seu outro vínculo, mesmo que para efetivar a permuta tivesse que abdicar da gratificação de gestão, posto que essa já tem como fim ampliar a presença física dos gestores no espaço escolar.

Todos os gestores escolhidos pela comunidade escolar deverão expor em quadro de aviso visível a comunidade e encaminhar para o Conselho Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação o seu horário de atendimento na escola. Essa ação visa facilitar o acompanhamento do cumprimento do termo de compromisso referente aos dois turnos diários. 

PRESTAÇÃO DE CONTAS - FESTA DO SERVIDOR


sábado, 1 de novembro de 2014

SERÁ QUE UM DIA OS SOFRESSORES TERÃO ESSE PODER???

Deputados federais e senadores já preparam aumento de seus salários

Passadas as eleições, um assunto que mobiliza a opinião pública deve entrar na pauta do Congresso. Pouco antes do recesso, às vésperas do Natal, os parlamentares podem aprovar o aumento salarial para a próxima legislatura. Com isso, a tendência é de que os subsídios sejam iguais aos pleiteados pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), no valor de R$ 35,9 mil.

E OS INFELIZES DOS PROFESSORES SE QUISER REAJUSTE TE QUE IR PARA O MEIO DO RUA GRITAR, BATER EM LATA, DECURSAR FAZER MUITO BARULHO PARA PODER RECEBER ALCUNHA MIGALHA DE AUMENTO. ISSO É UM PAÍS SEM MORAL INFELIZMENTE É A REALIDADE ABSOLUTA PARA QUEM ESCOLHEU SER SOFRESSOR. MAS UM DIA QUEM SABE SEREMOS ALGUÉM NESSE BRAZIL.