segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Governo federal vai liberar dinheiro para os estados e municípios pagarem o piso dos professores.

Representante do MEC: Governo vai liberar recursos para Estados e municípios pagar piso dos professores

domingo, 11 de janeiro de 2015 - by Janeayre Souto0
A presidente Dilma Rousseff vai ajudar e liberar recursos aos Estados e municípios para que paguem o piso salarial dos professores, que aumentou de R$ 1,6 mil para R$ 1,9 mil mensais, informou o secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (MEC), Binho Marques, que estava no último final de semana em Teresina, e concedeu entrevista ao Jornal Meio Norte.


Ele afirmou que a presidente Dilma Rousseff já faz complementação para os Estados e municípios com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino Básico e Valorização do Magistério (Fundeb), mas também terá reforço dos recursos do pré-sal, dos quais 75% são destinados à Educação.

“O crescimento salarial tem sido bem acima da inflação e esse é o objetivo para que os salários dos professores estão bastante defasados e o índice de valorização do piso se baseia no valor do aluno ao ano. Esse valor é acima da inflação. Por esse motivo é que os Estados e municípios estão com dificuldades de pagar. O Piauí, no entanto, está pagando, e com isso, a gente tem no Brasil situações bastantes diversificadas. Nós temos lugares pobres que pagam e lugares ricos que pagam. Então, a gente que atuar na melhoria da gestão e mais recursos. O aumento de recursos que a presidente Dilma destinou dos recursos do pré-sal, 75%, foi para a educação. Isso foi uma decisão dela e isso vai contribuir com recursos novos para a educação, mas é preciso também melhorar a gestão. Não se pode melhorar os salários dos professores se você tiver um desequilíbrio entre o número de professores e o número de alunos, que é o que acontece no Piauí e certamente é o que está acontecendo nos municípios do interior do Estado”, declarou Binho Marques.

Meio Norte – Em sua opinião, quais são as medidas emergenciais que devem ser adotadas para regularizar o fluxo educacional no Piauí?

Binho Marques – O que avaliei dá para dar uma ideia. É uma rede que encontra muitas dificuldades. Eu estou aqui porque há um interesse muito grande com a educação com qualidade para todos, mas os desafios são enormes. A gente percebe que tem muitas obras ainda para serem trabalhadas que ainda estão pendentes no Ministério da Educação. Por isso é que o governador Wellington esteve com o ministro da Educação, Cid Gomes, demonstrando interesse para que as coisas possam andar com celeridade e na qualidade necessárias.

Nenhum comentário: