sexta-feira, 24 de julho de 2015

APROVADO JUROS MAIS ALTOS PARA O FIES

Aprovado juros mais altos para o FIES

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (23) a elevação da taxa de juros do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) de 3,4% para 6,5% ao ano. A mudança já havia sido anunciada em junho pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e foi agora oficializada pelo CMN.
De acordo com o governo federal, a taxa de 6,5% ao ano valerá apenas para novos contratos. A justificativa para a elevação é “realizar um realinhamento da taxa de juros devido ao cenário fiscal e à necessidade de ajuste fiscal”, informou o Ministério da Fazenda, em nota.
“Essa alteração continuará permitindo a oferta de financiamento no âmbito do Fies a juros subsidiados, uma vez que a taxa de 6,5% continua menor que a taxa de mercado. Além disso, a medida contribuirá para a sustentabilidade do programa”, justifica a nota.
O Fies financia cursos de ensino superior de estudantes brasileiros em instituições privadas, sendo que os alunos só precisam começar a pagar o valor financiado dois anos após concluírem o curso.
Veja as principais mudanças no Fies:BLOG: ROBSON PIRES

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Resposta as reinvidicações do SINTE/RN...

      
              Ofício recebido da Prefeitura, com previsão de pagamento do 13º dos servidores que trabalharam em hora suplementar, bem cronograma de reforma das escolas do município.
           
              Informamos ainda que nesse mês (julho) haverá o pagamento do primeiro retroativo, da diferença da atualização do piso salarial do magistério público. O segundo em setembro e o último em novembro de 2015.
             
             

terça-feira, 7 de julho de 2015

SINTE/RN reúne com Executivo.



SINTE/RN reúne com Executivo
SINTE/RN, representado pela Coordenadora Geral, Fátima Cardoso, Joaquim Tomé, Coordenador Geral do Núcleo São José de Mipibu, Francialdo Cassio, Diretor de Assuntos Jurídicos e Jomar Leandro Coordenador de Finanças, estiveram reunidos com o representante do executivo municipal, Antonio Freire, Secretário de Administração. 

Na pauta: hora Atividade, Qüinqüênio, Consignações dos filiados, reestruturações das escolas, pagamento das verbas trabalhistas dos profissionais que trabalharam em hora suplementar no ano de 2014, entre outros.

Inicialmente, a coordenadora geral do SINTE/RN falou da necessidade de manter o diálogo aberto, bem como, reclamou a ausência do Sr. Prefeito, contudo, pontuou que era importante a presença de um técnico que sempre esteve a frente das negociações e mediações.

Dada a palavra, o Sr. Freire ratificou a posição do município, naquele momento, em não discutir mais sobre quinquênio e hora atividade, todavia, não descartava a possibilidade de em outro momento voltar a enfrentar o assunto, quanto a hora atividade.

Da reunião, restou firmado que o município irá responder, via ofício, sobre quando pagará as verbas trabalhistas mencionadas, bem como, nesse mês será implantado as consignações em favor do SINTE/RN. Ainda se comprometeu enviar uma agenda de reforma das escolas municipais.
Foi discutido que ano após ano o município, com ajuda do conselho de educação e sindicato, vem minimizando gastos e atualmente, já consegue pagar a folha dos profissionais da educação, exclusivamente, com os recursos do FUNDEB, o que é muito bom!

Na oportunidade foi protocolada uma minuta de proposta de Lei que visa alterar as Leis municipais, para adequar o município as metas 17 e 18, que estabelece que em 05 (cinco)      anos da aprovação do Plano Nacional de Educação, os municípios terão que equiparar os salários dos professores ao piso salarial dos profissionais dos IFs e Universidades Federais.

O núcleo considera que foi boa a reunião, pois o diálogo foi restabelecido.

Com isso, galgamos os primeiros passos para novas conquistas.

Att,
SINTE/RN


quarta-feira, 1 de julho de 2015