terça-feira, 26 de outubro de 2010

ENTREVISTA COM O PRESIDENTE DO NÚCLEO SINDICAL DE MIPIBU, JOAQUIM TOMÉ.

ENTREVISTA POR ALEXANDRE DO BLOG DE OLHO EM MIPIBU

"Ontem, à tarde, fui ao Sindicato dos Professores entrevistar o nosso amigo, o professor e presidente do Núcleo Sindical Mipibuense, Joaquim Tomé".

Confira a entrevista na íntegra:


O presidente do Núcleo Sindical de São José de Mipibu-RN, Joaquim Tomé, concede entrevista ao Blog "De Olho em Mipibu".

Atento às questões educacionais de Mipibu, Alexandre Freire entrevistou o professor Joaquim Tomé. 
Após uma longa conversa e grande discussão a respeito da nossa educação, respiramos um pouco e pousamos para os cliques do "De Olho em Mipibu".
Blog - Qual a função do Núcleo Sindical dos Trabalhadores em Educação de São José de Mipibu?

Joaquim - É defender a categoria, garantindo assim seus direitos trabalhistas. Tem a função ainda de primar por uma educação de qualidade que possibilite avanços no campo educacional do nosso município.

Blog - Como coordenador geral deste sindicato, pontue as principais conquistas dos educadores mipibuenses nos últimos meses.

Joaquim - Sem soma de dúvidas, foi a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários do Magistério Público Municipal. Podemos aqui alencar algumas delas: incorporação da regência de 1/3 do Piso Nacional ao salário base; criação do nível de especialista com 20% sobre os vencimentos básicos, além de gratificações de 30 e 40%para mestres e doutores; eleições diretas para gestores em escolas a partir de 301 alunos; processo seletivo para preenchimento de vagas ociosas do quadro quando não atingir o percentual de 15%... quando ultrapassar esse percentual, a prefeitura terá que convocar concurso público; todos os diretores tem que ser do quadro efetivo e que os mesmos possuam graduação. E tantas outras que estão inseridas na
lei 08/2010.

Blog - Quais as dificuldades encontradas pelo Núcleo Sindical na luta em favor da Educação de Mipibu?

Joaquim – O entrave burocrático por parte da Secretaria de Educação que dificulta o máximo a comunicação entre essa entidade e a mesma. Podemos citar um fato importante, o descaso em que na maioria das vezes os nossos ofícios enviados requerendo informações ou em caráter de cobrança não serem respondidos. Isso tem dificultado o nosso trabalho junto à categoria, pois entendemos que essas informações são de fundamental importância.

Blog - Sabemos que a Educação deve ser entendida dentro de um contexto abrangente, e que, além de escolas com boa estrutura física, a participação da família na formação integral do aluno é de fundamental importância, bem como a capacitação do professor. Como o Senhor avalia essas e outras questões na educação do nosso município?

Joaquim – Todos esses fatores são imprescindíveis para se ter uma educação de qualidade. Porém, o que percebemos aqui no nosso município são escolas sem as mínimas condições de funcionamento, impossibilitando ,assim, o desenvolvimento de um trabalho qualificado pelos profissionais em educação, tendo como conseqüência, o baixo rendimento escolar dos nossos educandos, acarretando assim um alto índice de repetência e evasão nas nossas escolas. Faz-se necessário repensar tudo isso de forma que tenhamos um modelo educacional que seja capaz de atender nossas crianças tendo um olhar diferenciado,  colocando-os como agente participativo no seio da sociedade. Isso só será possível, a meu ver, quando nossos governantes resolverem investir maçiçamente em educação, capacitando nossos profissionais através de formação continuada, respeitando seus direitos e garantindo bons salários.

Blog - O Poder Público Municipal tem sido solidário a este Núcleo e à classe dos trabalhadores em educação, no sentido de unir forças para melhorar a educação municipal?

Joaquim - Não. Existe um distanciamento daquilo que queremos e do que a atual gestora pensa. Ainda existe muita interferência política nas decisões, é preciso que a secretária de educação seja autônoma no que diz respeito às questões administrativas como também financeiramente. Esses entraves têm prejudicado e muito a nossa educação.

Blog - O que falta, em São José de Mipibu-RN, para que tenhamos um educação de melhor qualidade?

Joaquim - Em primeiro lugar, priorizar a educação, tendo em vista que a mesma pode minimizar, em um futuro próximo, todas as outras questões de ordem social, tais como a violência, as drogas, a falta de segurança e o desemprego que assola o nosso município no momento. Em segundo lugar, fazer um grande planejamento educacional, traçando metas e objetivos, aí eu acredito que poderemos virar o placar desse jogo tão desfavorável à classe trabalhadora do nosso querido município.

Blog - Como revisor linguístico do Boletim Informativo deste Núcleo Sindical (O que muito me honra!), acompanho os principais fatos veiculados por este meio de comunicação. Dos muitos assuntos abordados, está a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários. Esclareça-nos, por favor, sobre esse plano, no sentido de pontuar as conquistas e o que ainda precisa melhorar, a fim de que os nossos trabalhadores em educação tenham seus direitos respeitados e/ou assegurados.

Joaquim – O Plano de Cargos Carreiras e Salários é importante para a categoria no que diz respeito garantir, em uma lei específica, os direitos dos trabalhadores em educação. Mas, quero ressaltar que não é só sancionar a lei, é preciso se fazer cumprir na íntegra, e isso se confirma quando os direitos dos trabalhadores são negados. Podemos exemplificar alguns casos que está existindo. Diretores indicados sem serem do quadro efetivo e sem diploma na área afim; recusa de ajuda de custo para deslocamento de alguns profissionais, professores do ensino infantil, trabalhando além do que é permitido pela lei; vários professores ainda estão em desvio de função, tendo a secretaria ter que contratar professores substitutos e como conseqüência disso uma grande oneração para a folha do FUNDEB. São algumas questões que podemos pontuar como fatores que trazem sérias conseqüências negativas para a nossa educação.

Blog - Para os próximos meses, que ações deverão ser executadas para dar continuidade ao relevante trabalho desenvolvido por este conceituado Sindicato?

Joaquim – Intensificar uma cobrança para o cumprimento da lei 008/2010, para que possamos, em um período breve, poder garantir as mudanças de níveis e de letras que ora estão paralisadas. Ainda temos como meta a implantação do Plano de Cargo Carreira e salários dos demais servidores da educação.

Blog - Entendemos que um dos principais motivos que contribuem para a qualidade (ou caos) na Educação é o (des)compromisso dos políticos, no sentido de não investirem bem nessa área. Como o Senhor analisa esses pontos em relação às três esferas de governo: municipal, estadual e federal?

Joaquim – Avalio que essa falta de investimento se reflete no social do nosso querido Brasil. A má qualidade educacional do nosso país é sentida pela sociedade, haja vista os desajustes das famílias brasileiras que estão perdendo seus valorosos jovens para as drogas e para a prostituição. Por isso, insisto que é preciso que os municípios comecem a fazer seus "deveres de casa", para poder fazer uma cobrança de forma organizada junto às demais esferas da nossa federação.

Blog - Para polemizar e finalizar nossa entrevista, gostaria de saber: "São José de Mipibu tem jeito?"

Joaquim – Sim, só é preciso que tenhamos um gestor que esteja preocupado em discutir com a sociedade os problemas sociais que afligem o seu povo. Faz-se necessário que esse gestor seja povo em todos os momentos e não só em  época de eleição. Temos problemas urgentes para ser solucionados EX: Educação, Saúde, Trânsito, Meio ambiente, Drogas etc. É preciso conscientizar e mobilizar o nosso povo a discutir esses e outros problemas, só assim, teremos uma cidade bem melhor. Quero finalizar essa   entrevista parabenizando você e o professor José Jomar pelo belo blog, é de pessoas como vocês que a nossa comunidade precisa urgentemente. Um forte abraço!

Nenhum comentário: