Os professores da rede municipal de ensino resolveram em assembleia nesta segunda feira, dia 25 de julho, aprovar um indicativo de greve para o dia 01 de agosto.
A decisão foi tomada depois do posicionamento da prefeitura, através de sua assessoria, ter tomado a decisão de não conceder aumento a categoria.
Desta forma, é necessário que a prefeitura abra um caminho de diálogo com a categoria, pois os representantes já indicaram o caminho que possa viabilizar esse pleito.
Ai segue algumas informações importantes, o déficit da prefeitura com a categoria para se cumprir a “Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério” é de 14.54%, mesmo diante deste índice foi lançado uma proposta de negociação de apenas 10% para esse semestre, abrindo a possibilidade do restante ser negociado no futuro.
Em contra partida, o núcleo sindical recebeu como resposta que a gestão municipal não teria como conceder qualquer aumento.
Outra informação importante é que há irregularidade na folha de pagamento, ferindo a Lei do Fundeb e também à Lei municipal 08/2010, como é o fato de existir um número elevadíssimo de pessoas que estão em desvio de função.
Diante deste quadro o núcleo de representação da categoria não admite que o município não apresente nenhuma proposta, pois fica evidente que é possível fazer alguns ajustes e consequentemente cumprir o que determina a Lei. Aja vista que não se sustentar o argumento de que os recursos oriundos do Fundeb não são suficientes para pagar a folha de pagamento, pois a média dos últimos meses tem demonstrado um valor acima de R$ 1.400.000,00.
Sendo assim, nos colocamos a disposição para em conjunto encontrarmos uma solução para o impasse e evitarmos uma greve que a nosso ver pode ser evitada.
Núcleo Sindical de São José de Mipibu. 27/07/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário