quinta-feira, 27 de maio de 2010

GREVE DOS PROFESSORES. DE QUEM É A CULPA?

 CARTA ABERTA A POPULAÇÃO MIPIBUENSE

Greve dos professores. De quem é a culpa?

Iremos aqui fazer uma retrospectiva histórica que culminou com a greve dos professores em 2010. Vejamos, a prefeita, Norma Ferreira encaminhou a câmara municipal, no final do ano passado, um projeto de lei complementar que regulamenta a vida profissional do magistério público municipal.

Naquele momento, o projeto não atendia as necessidades da classe, no entanto, os professores em conjunto com seus representantes, tentaram melhorar o projeto de lei em pauta na Câmara, sendo possível graças a colaboração dos três vereadores de oposição, e ainda com a intervenção da Promotoria Pública, que intermediou alguns pontos divergentes presente no projeto.

Desta forma, a matéria foi aprovada pela Câmara e sancionada pela Prefeita no dia 25 de março de 2010.

Para supressa da categoria do magistério público municipal e de seus representantes, chegou a notícia que a gestora não iria cumpri o compromisso firmado na lei que ela Sancionou, alegando que não existem recursos suficientes para honrar o compromisso.

Estudos feitos por este núcleo sindical e a comprovação da melhoria dos recursos federais desmentem a justificativa da prefeita, já que houve um aumento de 27% no repasse do mês de maio para o FPM (fundo de Participação dos municípios).

A falta de compromisso fica evidente, quando nas audiências com este núcleo, não se apresenta proposta concreta que venha atender o cumprimento da Lei.

O que na verdade está acontecendo e falta de iniciativa política e o compromisso por parte da prefeita. Por outro lado ela quer fazer uma festa que subtrai dos cofres públicos, mais de 150 mil reais, priorizando a futilidade, do que a educação.

Está na hora do executivo para de brincar com esta categoria, isso só irá acontecer quando o poder colocar a educação como prioridade do seu governo.

E com quase 30 dias de greve, percebe-se que o poder executivo municipal não tem se empenhado em resolver a situação, usurpando o direito fundamental dos filhos dos trabalhadores mipibuenses à educação.

Aqui fica o apelo para que as autoridades competentes vereadores da Câmara municipal, promotoria e prefeitura deem uma maior atenção à educação pública deste município.


Por Joaquim Tomé Ribeiro



3 comentários:

professora Maria disse...

A prefeita Norma Ferreira jogou um projeto na câmara e obrigou os seus submissos a votarem o tal projeto, e agora vem dizer que não pode pagar os professores?ISSO È UMA VERGONHA.Ela está é fazendo os professores de palhaço, ou seja, brincando com a educação do nosso município. A

Professora Maria disse...

Prefeita você está brincando com a nossa educação, coloque esse projeto imediatamente em ação, ou vamos ser obrigados fazer outra mobilização

Anônimo disse...

Espero que hoje a prefeita faça cumprir a lei e aprenda que lei deve ser cumprida