| A reunião ocorreu na escola Municipal Clóris Trigueiro Peixoto. |
Na tarde desta terça-feira (09) alunos, pais, professores e agentes educacionais participaram de um debate entre as chapas concorrentes na eleição para a gestão democrática da Escola Municipal Clóris Trigueiro Peixoto.
O pleito ocorrerá nesta quinta-feira (11) quando serão eleitos diretor e vice para administrarem a mesma. Para a disputa estão dispostas duas chapas; sendo a chapa 1 composta por Vivian e Gleidson e a chapa 2 por Josenilson Viana e Maria Cecília. O momento foi de debate intenso de propostas, reivindicações e esclarecimentos. Reforçado pela presença em bom número de estudantes e pais.
Entre as duas chapas o sentimento é de reforçar a gestão democrática implantada na educação do município.
Para a estudante e mãe de alunos Piedade Silva esse é um momento importante, pois pode gerar muitos benefícios na educação oferecida pela escola.
O encontro foi bastante produtivo levando à participação dos presentes no debate. Sendo um ponto bastante enfatizado (entre os presentes) as ausências corriqueiras dos profissionais de educação na escola.
| Aluno da Escola Clóris Trigueiro Peixoto no momento aberto ao debate. |
| O presidente do Conselho Municipal de Educação (Marcelo Manduca) encerra o debate. |
Principais Propostas
Chapa 1: melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem dos alunos; garantia dos encontros mensais em formação dos professores; primazia de estratégias para manutenção de banda de música e de equipamentos de multimídia; construção de um refeitório e do escovódromo; descoberta de talentos nas diversas artes ente os aluns da escola; entre outras.
Chapa 2: participação do processo de elaboração do planejamento escolar anual, bimestral e semanal dos professores; subsidiar reuniões, capacitação pedagógica e formação continuada; contribuir com o processo de integração escola, família e comunidade atuando como elemento facilitador da comunicação entre eles; palestras de incentivos aos estudos; incentivo na participação de projetos, gincanas, concurso, avaliações externas e internas; entre outras.
Gestão Democrática
Esse é o ponto principal da Gestão Democrática, quando as dificuldades, propostas, avanços e projetos da escola são debatidos abertamente pela comunidade. Por isso, não podemos permitir que o que hoje está nas mãos da comunidade volte às mãos do gestor municipal. Fato que viciaria político-eleitoralmente os debates que devem ser antes de tudo pedagógicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário