terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Gestão Democrática é discutida na Escola Clóris Trigueiro

A reunião ocorreu na escola Municipal Clóris Trigueiro Peixoto.
Na tarde desta terça-feira (09) alunos, pais, professores e agentes educacionais participaram de um debate entre as chapas concorrentes na eleição para a gestão democrática da Escola Municipal Clóris Trigueiro Peixoto.

O pleito ocorrerá nesta quinta-feira (11) quando serão eleitos diretor e vice para administrarem a mesma. Para a disputa estão dispostas duas chapas; sendo a chapa 1 composta por Vivian e Gleidson e a chapa 2 por Josenilson Viana e Maria Cecília. O momento foi de debate intenso de propostas, reivindicações e esclarecimentos. Reforçado pela presença em bom número de estudantes e pais.


Chapa 1
Chapa 2

Entre as duas chapas o sentimento é de reforçar a gestão democrática implantada na educação do município.

Para a estudante e mãe de alunos Piedade Silva esse é um momento importante, pois pode gerar muitos benefícios na educação oferecida pela escola.

O encontro foi bastante produtivo levando à participação dos presentes no debate. Sendo um ponto bastante enfatizado (entre os presentes) as ausências corriqueiras dos profissionais de educação na escola.


Mãe de aluno participa do debate.

     Aluno da Escola Clóris Trigueiro  Peixoto no momento aberto ao debate.

O presidente do Conselho Municipal de Educação (Marcelo Manduca) encerra o debate.

Principais Propostas

Chapa 1: melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem dos alunos; garantia dos encontros mensais em formação dos professores; primazia de estratégias para manutenção de banda de música e de equipamentos de multimídia; construção de um refeitório e do escovódromo; descoberta de talentos nas diversas artes ente os aluns da escola; entre outras.

Chapa 2: participação do processo de elaboração do planejamento escolar anual, bimestral e semanal dos professores; subsidiar reuniões, capacitação pedagógica e formação continuada; contribuir com o processo de integração escola, família e comunidade atuando como elemento facilitador da comunicação entre eles; palestras de incentivos aos estudos; incentivo na participação de projetos, gincanas, concurso, avaliações externas e internas; entre outras.



Gestão Democrática

Esse é o ponto principal da Gestão Democrática, quando as dificuldades, propostas, avanços e projetos da escola são debatidos abertamente pela comunidade. Por isso, não podemos permitir que o que hoje está nas mãos da comunidade volte às mãos do gestor municipal. Fato que viciaria político-eleitoralmente os debates que devem ser antes de tudo pedagógicos.



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