segunda-feira, 19 de março de 2012

SINDICATO PROTOCOLA RESULTADDO DA ÚLTIMA ASSEMBLEIA

NÚCLEO SINDICAL SÃO JOSE DE MIPIBU

Rua 15 de novembro, 84, Centro, São José de Mipibu/RN



Ofício 009/2012                              São José de Mipibu, 14 de março de 2012.



À  

Exma. Senhora

Norma Ferreira Caldas

Prefeita do Município de São José de Mipibu



C/cópia

Secretária Mun. de Administração - Janilza Ferreira

Secretária Mun. de Educação – Maria Claúdia

Secretária Mun. de Finanças – Elione Barbosa 

Procurador Geral do Município – Artur Coelho



Assunto: Greve Geral da categoria em São José de Mipibu/RN



Tendo em vista a Grave Nacional dos trabalhadores em educação nos dias 14, 15 e 16 de março de 2012, em prol do cumprimento do piso salarial nacional do magistério público e o investimento de 10% do PIB Nacional para a educação nacional, a categoria dos trabalhadores em educação (docentes e não docentes) do nosso município decidiu em assembléia, hoje dia 14 de março de 2012, realizada no Centro Pastoral deste município pela adesão a parada nacional nos três dias conforme já informado. A decisão foi tomada por maioria absoluta e atingirá todos os trabalhadores em educação (docentes e não docentes), em anexo lista de presentes.



Também foi decidido que na próxima quinta-feira dia 22 de março, haverá realização de uma nova assembléia para analisar a proposta salarial da prefeitura em cumprimento ao piso salarial nacional e ao plano do não docentes. 

Atenciosamente,





Francialdo Cássio da Rocha

Diretoria de Assuntos Jurídicos

terça-feira, 13 de março de 2012

Direção do SINTE é recebida em audiência pela SEEC

Fonte:Janeayre Souto
Aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (12). Participaram desta audiência a secretária Betânia Leite Ramalho e Gizele Daniel de Almeida representando a SEEC, pelo SINTE Janeayre Souto, Larrúbia Tavares, Anselmo Pamplona dentre outros diretores.
No início da audiência a SEEC entregou o documento “REUNIÃO COM O SINTE”, esse documento foi debatido em toda a reunião.
Vamos aos pontos discutidos nessa audiência:
PAGAMENTO DO PISO SALARIAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO:
A SEEC apresentou a proposta de acordo com o documento em PDF. Informou ainda que o governo estadual nesse momento não se dispõe a discutir a retroatividade dos 22,22% para os meses de janeiro e fevereiro de 2012, se dispõe a discutir esse retroativo em outro momento. Esse outro momento ainda não foi definido.
Apresentou ainda a proposta para o pagamento dos 22,22% para os aposentados, sendo pagos em 04 (quatro) parcelas iguais nos meses de abril, maio, junho e julho.
Sobre a composição da jornada de trabalho no que se refere ao 1/3 de extra regência, como o SINTE judicializou essa discussão, o governo do estado vai aguardar a decisão da justiça.
Não podemos aceitar que o governo do estado pague de forma diferenciada aos professores aposentados. Isso não é justo. Outra coisa é necessário que o governo do estado apresente uma proposta concreta para o pagamento da retroatividade do Piso no tocante aos meses de janeiro e fevereiro. O governo tem que apresentar uma proposta para a aplicação de 1/3 de extra regência, até por que essa é uma decisão do STF desde o mês de abril de 2011. Portanto essa discussão no RN encontra-se bastante atrasada, relata Janeayre Souto.
A SEEC deixou bem claro que tudo que for “retroativo” irá para depois. Nós achamos que isso é um absurdo.
PROMOÇÕES VERTICAIS:
Existem hoje cerca de 2.600 promoções verticais. O governo começará a publicar e a pagar essas promoções obedecendo ao seguinte cronograma:
Ano de 2006: Publicação e pagamento mês de março de 2012;
Ano de 2007: Publicação e pagamento mês de abril de 2012;
Ano de 2008: Publicação e pagamento mês de maio de 2012;
Ano de 2009: Publicação e pagamento mês de junho de 2012;
Ano de 2010: Publicação e pagamento mês de julho de 2012;
Ano de 2011: Publicação e pagamento mês de agosto de 2012;
Ano de 2012: Publicação e pagamento mês de setembro de 2012.
CONCURSO DO MAGISTÉRIO:
A SEEC assumiu o compromisso de buscar formas para publicar todo o resultado. Publicando o extrato da nota com a classificação de todos os candidatos.
No primeiro momento o governo do estado irá convocar e nomear cerca de 1.300 professores.
Inicialmente a SEEC irá substituir todos os professores do processo seletivo simplificado. Em seguida dará sequencia a novas convocações e nomeações.
PROJETO PROFESSOR CONECTADO:
Os computadores existem na SEEC. Porém existe um erro jurídico nesse projeto. Foi usado dinheiro do ensino fundamental e do ensino médio. Além disso, os professores que se aposentaram não devolveram os notebooks.
A SEEC vai rastrear os quase 1.200 professores que se aposentaram e não devolveram os notebooks, agora a secretaria vai começar a receber esses notebooks para fazer uma redistribuição.
PAGAMENTO DE ATRASADOS:
Foi cobrado o pagamento dos diversos atrasados como: Abonos de Permanência, gratificação por titulo, letras, quinquênio, etc.
A SEEC informou que está sendo feito levantamento de todos esses atrasados.

domingo, 11 de março de 2012

22,22% de reajuste para o magistério estadual sai retroativo ao mês de janeiro de 2012

Foi confirmado na tarde desta sexta-feria (9), o pagamento de 22.22% relativo ao reajuste do piso nacional do magistério.
O reajuste esta sendo implantado na Folha de Pagamento do mês de março e será retroativo ao mês de janeiro.
De acordo com informações colhidas junto a SEEC, irá receber os 22,22%, todos os professores que estiver exercendo função pedagógica. E que esse pagamento está normatizado pela portaria 187/12.
Já os aposentados irão receber os 22,22% em três parcelas mensais.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Inclusão tecnológica / Professores da rede estadual ganharão tablets para inovar metodologia das aulas. RN terá mais três campi do IFRN


O ministro da Educação Aloizio Mercadante, esteve ontem em Natal participando da 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) de 2012 e anunciou a distribuição de tablets para todos os professores do Ensino Médio com o objetivo de mudar o modelo tradicional de aulas no país. Durante sua passagem pela cidade, Mercadante anunciou ainda a construção de mais três campi - em Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e participou da entrega pelo governo federal de 50 ônibus escolares.
A distribuição dos tablets integra um conjunto de metas que o Governo Federal pretende implementar neste ano de 2012, dentre eles projetos de alfabetização, o Programa Nacional de Ensino Profissionalizante (Pronatec), além de aprimoramentos de conteúdos de inclusão digital. O ministro ouviu dos secretários de Educação os desafios e ações prioritárias de cada estado e defendeu o reajuste de 22,22 % aplicado ao piso nacional de salário do magistério. "Sei que para alguns estados e municípios o reajuste pode gerar dificuldades, mas, estamos falando de apenas dois salários mínimos", disse.

sexta-feira, 2 de março de 2012

1ª ASSEMBLEIA DO ANO, É HORA DE UNIRMOS FORÇAS E IRMOS À LUTA!





   NÚCLEO SINDICAL SÃO JOSE DE MIPIBU

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

Convocamos a todos os professores e funcionários não docentes (vigias, merendeiras, ASGs e secretário escolar) da Rede Municipal de Ensino Público de São de Mipibu/RN, à se fazerem presentes em uma Assembleia Geral que acontecerá no Centro Social e Pastoral, no dia 14 (quarta feira) de março de 2012 ás 8:00 horas.

PAUTA DA ASSEMBLEIA:
    Informes relativo a 2011-2012 (progressões, correção do 13º salário; mudança de letra para quem já tem 4 anos; comissão de avaliação e desempenho; ações e agenda para os advogados);
    Panorama da educação de São José de Mipibu/RN
    PCCS dos não docentes;
    Campanha salarial do magistério público municipal 2012.



São José de Mipibu/RN 02 de março de 2012

Coordenação do Núcleo Sindical

Obs.: Será entregue declaração

CNTE divulga carta aberta à sociedade


Entre os dias 14 e 16 de março de 2012, as escolas públicas de nível básico, em todo Brasil, paralisarão suas atividades para protestar contra o descaso de grande parte dos gestores públicos em não garantir educação de qualidade socialmente referenciada para todos e todas.
Embora o Brasil, nos últimos anos, venha galgando importantes resultados socioeconômicos – já tendo alcançado o posto de 6ª economia do mundo –, a educação continua sendo um entrave para a inclusão de todos os brasileiros e brasileiras no processo de desenvolvimento sustentável.
Cada vez mais, os meios produtivos exigem maior e melhor qualificação profissional, e as relações socioculturais e ambientais, idem. Sendo que é papel da escola pública garantir o acesso e a permanência de todos ao conhecimento e à participação cidadã na vida política, social e econômica do país.
À luz desses objetivos, que defendemos para a escola pública, a pauta da CNTE para a Greve Nacional dos Trabalhadores/as em Educação consiste em:
(i) Ampliar o investimento em educação para 10% do Produto Interno Bruto (PIB), ao longo da próxima década, e exigir a aprovação do novo Plano Nacional de Educação;
(ii) Garantir o cumprimento imediato e integral da lei federal nº 11.738, que vincula o piso salarial profissional nacional à carreira do magistério;
(iii) Implementar a gestão democrática em todas as escolas e os sistemas de ensino, conforme preceitua as normas educacionais e o Estatuto da Criança e do Adolescente;
(iv) Impedir a terceirização das funções escolares, sobretudo daquelas desempenhadas pelos funcionários da educação; e
(v) Assegurar outras pautas locais da educação e de seus trabalhadores.
Diante de temas tão importantes para o futuro de nosso país, convidamos a todos e todas para se juntarem à nossa luta, que é por um Brasil mais justo, próspero, soberano e sem desigualdades que impeçam o direito das pessoas à felicidade e, consequentemente, ao bem estar coletivo.
Quanto às atividades da Greve Nacional, as mesmas serão descentralizadas e estarão sob a responsabilidade das 44 entidades filiadas à CNTE (ver lista anexa). Outros sindicatos da educação, mesmo não filiados à Confederação, também poderão incorporar-se à mobilização e agendar atividades junto aos executivos e parlamentos locais, além daquelas voltadas à comunidade escolar e à população em geral.
Em âmbito nacional, a Greve marcará o início de uma ampla jornada de luta dos trabalhadores por educação pública, gratuita, universal, laica, de qualidade (com equidade), e por valorização profissional, devendo um de seus desdobramentos culminar na denúncia de governadores e prefeitos
– desrespeitadores da Lei do Piso – à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a outras instituições internacionais, além dos órgãos do Poder Judiciário nacionais.
Certos de contar com a compreensão e o apoio de todos/as, subscrevemos.

Diretoria Executiva da CNTE
1- Anônimo pergunta:
podem informar a categoria sobre a posição do núcleo sobre o novo piso,bem como a redução de um terço da nossa jornada para planejamento,o país inteiro fala nisso e o núcleo silencia.

Resposta:

Núnhum momento o Núcleo Sindical silenciou diante da categoria, estamos sempre aberto a responder todos os questinamentos, nos procure, vá até a sede que essas dúvidas serão tiradas.
 Desde o inicio do ano 2012 que estamos na luta com dois propositos iniciais que é a implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos Não Docentes e a implementação do Reajusto do Piso Salaria dos professores.
Estamos programando uma assembléia para os proximos dias e repassaremos todos os informes para a categoria.
Queremos dizer que a sua luta é a nossa luta, podem até existir os contraditórios, mais podemos unir forças e lutar para nossas melhorias, seja, salariais e  ou/ condições de trabalhos dignos.
Agradecemos a vocè pela pergunta, e na medida do possivel estaremos respondendo a todos.  


2- Anônimo pergunta...

Como está o nosso amigo Jomar? já operou? ainda continua no hospital? quero aqui dizer a minha tristeza diante do ocorrido, Jomar, Solange, daluz e Miguel  nos mostrou como lutar e ir atrás dos nossos direitos.
Queremos ele de volta, força amigo.

RESPOSTA:

Caro amigo agrademos pelas as palavras, é gratificante saber quando um trabalho de uma equipe é reconhecido.
Nosso amigo Jomar ja se encontra em casa, a cirurgia foi um sucesso, no momento está na fase de recuperação, mais sabemos que ele é um homem de lutas e com certeza essa vai ser mais uma a vencer e estaremos sempre ao lado dele apoiando e aplaudindo cada vitória.

____________________________________________________________________________




quinta-feira, 1 de março de 2012

ATENDIMENTO JURÍDICO NA SEDE DO NÚCLEO...

Comunicamos a categoria que no dia 16 de março de 2012 a assessoria jurídica do Núcleo estará atendendo seus filiados.

Para ser atendido é preciso agendar ligando para 9118-2336/99531541, falar com Da luz ou vim até a sede no Núcleo no período da manhã.

O atendimento será por ordem de chegada das 8:30 às  12:00 horas.

Professores do Estado anuncia greve

Os professores da rede Estadual de ensino  votaram indicativo de greve. onde vão parar as atividades  próximo dia 14.
 Os professores estaduais se reuniram na manhã de ontem. O objetivo do anúncio da paralisação é pressionar o Governo do Estado a atender às reivindicações feitas. Os trabalhadores potiguares integrarão um movimento nacional que tem como objetivo exigir o cumprimento dos planos de carreira e da lei nacional do piso do magistério.

Na data programada para começar a greve, o Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte) organizará nova assembleia. Durante o encontro de ontem, os professores acusaram o Executivo de fechar o diálogo sobre a implantação e pagamento do plano de carreiras, o que os profissionais garantem que não está sendo cumprido. O objetivo da categoria é que o piso nacional dos professores, baseando na lei federal 11.738/08, seja implantado no Rio Grande do Norte.

Ainda segundo os professores, o objetivo é que o Governo do Estado abra o diálogo com a categoria nos próximos dias para que o indicativo de greve seja suspenso na assembleia do dia 14. Caso contrário, os professores cruzarão os braços. "O Governo mais uma vez deixou chegar nessa situação sem que houvesse um diálogo. Está havendo o descumprimento dos planos de carreira e do piso nacional", disse Fátima Cardoso, presidenta do Sinte/RN.

Segundo ela, não existe nenhuma discussão sobre os assuntos reivindicados pela categoria. "Não existe discussão sobre isso. O Governo fecha os olhos para o projeto de educação para o RN. As escolas estão sucateadas e há o aprofundamento na crise da educação", continuou Fátima Cardoso.

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

NÚCLEO SINDICAL CONSEGUE MAIS UMA VITÓRIA PARA SEUS FILIADOS - JUSTIÇA CONCEDE LIMINAR A SERVIDORA...

Através da assessoria jurídica do Núcleo, a juíza de direito de São José de Mipibu, concede liminar para que instituição financeira se abstenha de descontar 60% dos proventos de servidora, limitando-o  a 30% dos proventos.

Alega a autora, em síntese, que em decorrência de dificuldades financeiras pessoal, adquiriu três empréstimos consignados junto ao Banco do Brasil – BB, nos valores de R$ 7.550,00 (sete mil, quinhentos e cinquenta reais), R$ 540,00 (quinhentos e quarenta reais) e R$ 3.000,00 (três mil reais), a serem pagos em 72, 48 e 72 parcelas de R$ 246,20 (duzentos e quarenta e seis reais e vinte centavos), R$ 20,49 (vinte reais e quarenta e nove centavos) e R$ 99,35 (noventa e nove reais e trinta e cinco centavos), respectivamente.

Foi requerida liminar inaudita altera parte para limitar o desconto em folha no contracheque da autora, em relação aos empréstimos realizados por sua pessoa, no limite da margem consignável, que afirma ser de 30% (trinta por cento) de sua renda líquida.
Segunda a magistrada, embora o empréstimo consignado seja um desconto no contracheque devidamente autorizado pelo assalariado, o desconto em folha de valores  em percentual acima de 60% dos vencimentos brutos, ao menos em uma análise superficial dos autos, o que se faz possível initio litis, configura-se como confisco de salário, o que fere inclusive o princípio da Carta Magna, da dignidade da pessoa humana.

Digo isso porque, se um salário mínimo certamente não é suficiente para atender as necessidades básicas de um trabalhador, como é sabido, imagine ainda ter  indisponível dessa quantia mais de 60% (sessenta por cento).
De certo que a autora vem passando por dificuldades financeiras  decorrentes do que se mostra ser uma conduta indevida do banco réu, conclusão a que se pode chegar nesta fase preliminar do processo, diante das provas colacionadas pela autora.
Diante de todo o exposto, e por tudo mais que dos autos consta, DEFIRO o pedido de antecipação dos efeitos da tutela pretendida, para determinara ao Banco do Brasil que se limite a descontar dos rendimentos da autora o percentual máximo  de 30% dos rendimentos brutos da autora, excluídos os encargos obrigatórios, a partir da ciência desta decisão, sob pena de multa diária de R$ 200,00 (duzentos reais) pelo descumprimento.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

MEC divulga valor do novo piso nacional de professores em R$ 1.451

Reajuste será de 22,22% em relação ao valor de 2011.
Valor é para professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais.


O Ministério da Educação divulgou na tarde desta segunda-feira (27) que o piso salarial nacional dos professores será reajustado em 22,22% e seu valor passa a ser de R$ 1.451,00 como remuneração mínima do professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais. A decisão é retroativa para 1º de janeiro deste ano.
Segundo o MEC, a correção reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de 2011, em relação ao valor de 2010. O piso aplicado em 2011 foi de R$ 1.187, e em 2010, de R$ 1.024.
A aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios de acordo com a lei federal número 11.738, de 16 de junho de 2008. Estados e municípios podem alegar não ter verba para o pagamento deste valor e, com isso, acessar recursos federais para complementar a folha de pagamento. No entanto, desde 2008, nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.

_____________________________________________________________________________


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Direção do Sinte protocola ação na Justiça

Rede Estadual


Nesta segunda-feira (27), a direção protocola uma nova ação na Justiça, desta vez pedindo o cumprimento integral da Lei 11.738/08, que versa sobre o Piso Salarial Nacional dos Professores. No documento é solicitada, também, que haja repercussão na tabela salarial do Plano de Carreira da categoria. Com isso, o Sinte realiza uma ação preventiva e fundamentada em tudo o que pode garantir o cumprimento, na íntegra, das duas leis.
A medida leva em consideração o período que o piso salarial deixou de ser complementado e que, pela lei, passou a ser integral e o governo não cumpriu. Esse período é contado a partir de 1º de janeiro de 2010, data em que se deu a integralização do piso. É justamente por esse motivo que a direção solicita, nesta ação, o pagamento da diferença que foi ignorada pelo governo.
Outro ponto da ação que coincide com a posição da CNTE diz respeito ao valor do piso para o nível médio, levando em consideração a carreira do magistério. A ação cita os profissionais ativos e os aposentados (professores/as e Especialistas em Educação, de acordo com a lei do plano de carreira). Foram destacados também os profissionais do quadro suplementar para que ninguém seja prejudicado.
A ação pede, ainda, a condenação do Estado a atualizar anualmente a matriz Salarial conforme determina a lei 11.738/08. “Consideramos existir uma dívida do Estado para com a categoria. Neste sentido, pedimos o pagamento dos valores retroativos tendo por base a matriz salarial da categoria.”, disse a coordenadora geral do Sinte, Fátima Cardoso.

COMUNICADO.

Hoje comunicamos a categoria, que o nosso amigo e companheiro do Sindicato Jomar recebeu alta, queremos mais uma vez agradecer a todos pela corrente de oração e apoio.
Hoje podemos dizer que conseguimos uma grande vitória, quando recebemos a noticia que ele retornaria a sua casa.

DÚVIDA DE SERVIDOR...

Gostaria de saber do sindicato que documentos necessarios preciso para entrar na pericia do inss, pois fui acometida de acidente ? Isso acarretará baixa no meu salario ou nao? Receberei os rejustes que tiverem? Quanto a reposiçao das perdas do decimo, receberei? Peço orientaçao.
 
RESPOSTA:
 
1º LIGAR PARA 135 E AGENDAR A PERÍCIA;
2º A REDUÇÃO SALARIAL VAI DEPENDER DO CÁLCULO FEITO PELO INSS APÓS A PERÍCIA;
3º QUANTO AO REAJUSTE DADO PELO MUNICÍPIO, ENQUANTO ESTIVER NO AUXÍLIO DOENÇA NÃO FAZ JUS;
4º O 13º É PRECISO FAZER UM REQUERIMENTO PARA SER RESTITUÍDO A DIFERENÇA.  
 
 

Estados e municípios que não reajustaram piso do magistério terão que pagar retroativo

Mais um ano letivo começou e permanece o impasse em torno da lei do Piso Nacional do Magistério. Pela legislação aprovada em 2008, o valor mínimo a ser pago a um professor da rede pública com jornada de 40 horas semanais deveria ser reajustado anualmente em janeiro, mas muitos governos estaduais e prefeituras ainda não fizeram a correção.
Apesar de o texto da lei deixar claro que o reajuste deve ser calculado com base no crescimento dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), governadores e prefeitos justificam que vão esperar o Ministério da Educação (MEC) se pronunciar oficialmente sobre o patamar definido para 2012. De acordo com o MEC, o valor será divulgado em breve e estados e municípios que ainda não reajustaram o piso deverão pagar os valores devidos aos professores retroativos a janeiro.
O texto da legislação determina que a atualização do piso deverá ser calculada utilizando o mesmo percentual de crescimento do valor mínimo anual por aluno do Fundeb. As previsões para 2012 apontam que o aumento no fundo deverá ser em torno de 21% em comparação a 2011. O MEC espera a consolidação dos dados do Tesouro Nacional para fechar um número exato, mas em anos anteriores não houve grandes variações entre as estimativas e os dados consolidados.
“Criou-se uma cultura pelo MEC de divulgar o valor do piso para cada ano e isso é importante. Mas os governadores não podem usar isso como argumento para não pagar. Eles estão criando um passivo porque já devem dois meses de piso e não se mexeram para acertar as contas”, reclama o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão. A entidade prepara uma paralisação nacional dos professores para os dias 14,15 e 16 de março. O objetivo é cobrar o cumprimento da Lei do Piso.
Se confirmado o índice de 21%, o valor a ser pago em 2012 será em torno de R$ 1.430. Em 2011, o piso foi R$1.187 e em 2010, R$ 1.024. Em 2009, primeiro ano da vigência da lei, o piso era R$ 950. Na Câmara dos Deputados tramita um projeto de lei para alterar o parâmetro de reajuste do piso que teria como base a variação da inflação. Por esse critério, o aumento em 2012 seria em torno de 7%, abaixo dos 21% previstos. A proposta não prosperou no Senado, mas na Câmara recebeu parecer positivo da Comissão de Finanças e Tributação.
A Lei do Piso determina que nenhum professor pode receber menos do valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. Questionada na Justiça por governadores, a legislação foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Entes federados argumentam que não têm recursos para pagar o valor estipulado pela lei. O dispositivo prevê que a União complemente o pagamento nesses casos, mas desde 2008 nenhum estado ou município recebeu os recursos porque, segundo o MEC, não conseguiu comprovar a falta de verbas para esse fim.
“Os governadores e prefeitos estão fazendo uma brincadeira de tremendo mau gosto. É uma falta de respeito às leis, aos trabalhadores e aos eleitores tendo em vista as promessas que eles fazem durante a campanha de mais investimento na educação”, cobra Leão.
FONTE: Agência Brasil

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

RESULTADO DA REUNIÃO DE HOJE (DIA 15).

Após reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de São José de Mipibu, quanto a correção 13º salário,  pago de forma errada, o município se pronunciou no sentido de fazer a correção mediante requerimento do servidor.

Com a reunião realizada hoje dia 15 de fevereiro, o município também apresentou o impacto financeiro do Projeto de Lei do Plano de Cargo Carreira e Salário dos não docentes, importando num quantum de aproximadamente 20.000,00 reais. 

Desta forma, acreditamos que é possível, com a volta do recesso legislativo municipal, o encaminhamento da minuta para aprovação pela aquela casa.

Por fim, ficou marcada uma reunião para sexta feira dia 17 de fevereiro, desta semana, visando despachar os requerimentos de mudança de letra e nível pela Comissão de Avaliação e Desempenho do Plano de Cargo Carreira e Salário do Magistério municipal. 

Vale destacar que as promoções será implantada neste mês, fevereiro,  retroativo a janeiro, conforme a Lei 08/2010.
  
Quanto ao reajuste do magistério foi colocado que só depois da implantação das promoções é possível um estudo de impacto financeiro na folha de pagamento, aplicando o percentual de 22,22%, ficando marcado para o início de março as negociações.

Agradecimentos

Que Deus esteja no comando da sua saúde, Jomar. Ès querido por toda a categoria, e sem dúvida nenhuma nossos votos de que vc se recupere o mais rápido possível fará uma corrente de fortalecimento. Boa Sorte, Professora Risalva.

O Núcleo Sindical agradece a todos os amigos a corrente de oração (continuem com essa corrente) pois o nosso companheiro e amigo Jomar aos poucos está mostrando uma recuperação significativa, sabemos que é lenta, mais isso ja dá um novo ânimo e mostra que Deus na sua infinita grandeza está nos ouvindo.
Agradecemos a todos pelo carinho, pela força, o abraço amigo e a sensibilidade de muitos.

__________________________________________________________________________

Pagamento de 1/3 de Férias para os Professores Temporários é confirmado

Na manhã desta terça-feira (14), a SEEC e a SEARH confirmaram o pagamento de 1/3 de férias para os professores que se encontram no regime seletivo simplificado.
Todos os trabalhadores em educação receberam o seu 1/3 de férias no mês de janeiro, com exceção dos professores do regime seletivo.
Tivemos a grata satisfação de verificar que esse pagamento está implantado no contracheque dos servidores e seu pagamento confirmado para o final de fevereiro.

______________________________________________________________________________

Professores se revoltam com pressão de governadores para reduzir reajuste salarial

Governadores do Rio, Sérgio Cabral, de Minas, Anastasia, do Espírito Santo, Casagrande, do Ceará, Cid Gomes e da Bahia, Jaques Wagner, mobilizam-se para diminuir o reajuste para os professores.

A pressão dos governadores Sérgio Cabral (RJ), Antonio Anastasia (MG), , Renato Casagrande (ES), Cid Gomes (CE) e Jaques Wagner (BA) para que o presidente da Câmara, Marco Maia, determine o regime de urgência na votação do projeto de Lei que reduz o reajuste do piso nacional dos professores dos atuais 22%, este ano, para 6%, é um motivo a mais para que os trabalhadores da Educação parem, por tempo indeterminado, a partir da greve geral marcada entre os dias 14 e 16 de março. Maia confirmou a conversa com os cinco executivos estaduais, na véspera, durante a posse da presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, mas adiantou que “uma coisa é a pressão dos governadores, outra é a matéria entrar na pauta do Plenário”, disse, por meio de sua assessoria.

Ao tomar conhecimento da ação dos governadores junto ao Legislativo, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Franklin de Leão, repudiou a atitude e avisou que “a greve nacional será o momento em que os professores irão enfrentar estes cinco inimigos da Educação”. O professor da Rede Oficial de Ensino de São Paulo acrescenta que a intenção dos dirigentes estaduais é “de romper um acordo feito no Senado”, que mantinha o reajuste da categoria nas bases definidas pela Lei 11.738, de 2008, assinada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, à época, Fernando Haddad, hoje candidato a prefeito do Município de São Paulo.
Segundo Leão, os senadores mantiveram o parágrafo único do Artigo 5º, que prevê o reajuste dos professores segundo “o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente”, segundo os critérios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Por este critério, o piso nacional seria reajustado em 22%, mas os governadores fluminense, mineiro, capixaba, cearense e baiano pressionam para que, na Câmara, este fator seja substituído pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o que reduziria a 6% a correção dos salários dos mais de 2 milhões de profissionais que atuam apenas no Ensino Básico.
– Lamento profundamente que estes governadores se posicionem contra a valorização do Magistério. Eles se colocam no mesmo nível daqueles que interpuseram um recurso contra a legislação que visa reduzir injustiças históricas contra os professores. Mais lamentável, ainda, é a participação nesse grupo do governador da Bahia, Jaques Wagner, que acaba de enfrentar uma greve das forças de segurança. Ele contradiz tudo aquilo porque o Partido dos Trabalhadores sempre lutou. O mínimo que deveria fazer é se desligar desta legenda e procurar um partido neoliberal – afirmou Leão.
Procurado pelo Correio do Brasil, Wagner não desmentiu ou aquiesceu o que seu vizinho mineiro, Antonio Anastasia, admitiu com ressalvas. Por meio de seus assessores, o Palácio da Liberdade confirmou a conversa com o deputado Maia, durante a solenidade em que esteve presente, no Rio, mas fez questão de frisar que “o problema foi gerado durante o governo do presidente Lula”, disse um porta-voz do governador tucano. Anastasia está na mira dos dirigentes sindicais “desde que o Tribunal de Contas da União constatou que o Estado não aplica nas escolas o que manda a Constituição”, lembrou o presidente do CNTE.
– É importante lembrar, também, que o governador cearense, Cid Gomes, botou a polícia na rua contra os professores – acrescentou Leão.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, disse estar em uma solenidade e não poderia responder ao CdB e o do Rio, Cabral, negou até mesmo haver participado do grupo que pressionou o presidente da Câmara, embora sua presença tenha sido confirmada tanto por Maia quanto pelo colega mineiro, Anastasia.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Pedimos que orem pelo nosso companheiro Jomar

Bog Alexandre Freire
Nosso amigo Jomar do Sindicato dos Trabalhadores em Educação se encontra internado no Hospital Walfredo Gurgel, ele foi acometido de um Aneurisma Cerebral, inicialmente ele teve uma leve melhora, mais a cada dia o quadro de saúde dele fica em autenância e é considerado grave.
Pedimos aos companheiros que orem, ele precisa de um exame( onde ja foi conseguido pela Secretaria de Saúde) o problema é antecipar essa data para mais proximo. Estamos tentando resolver para hoje.

SEEC garantiu o pagamento da GME para os Profissionais da Educação


Segundo informações de Janeayre Souto, diretora de Organização do SINTE, a SEEC garantiu o pagamento da GME (Gratificação de Mérito Educacional) para todos os servidores da educação, agora no mês de fevereiro.
A informação que nos foi repassada foi de que a Secretária Betânia Ramalho, solicitou da SEARH a implantação do pagamento da GME para os servidores da educação agora no mês de fevereiro o que já tinha sido confirmado pela administração esse pagamento.
Essa é uma gratificação voltada para todos os servidores da educação. Esse pagamento é muito importante. A GME já faz parte do contracheque.
Nós continuaremos vigilantes acompanhando a tramitação desse pagamento.
Com o pagamento da GME garantimos mais uma conquista para os trabalhadores em educação
O que é Gratificação do Merito Educacional?
Todos os servidores da Secretaria Estadual de Educação lotados em escolas, Diretorias Regionais de Ensino (Direds) ou Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics) receberão Gratificação do Mérito Educacional. O prêmio anual corresponderá a duas vezes o valor da remuneração do servidor. A Lei Complementar 269 que define a Gratificação do Mérito Educacional foi sancionada pela governadora Wilma de Faria.
A Gratificação de Mérito Educacional exige alguns critérios a serem atendidos pelos servidores da rede estadual de ensino. "Nós vamos avaliar o índice de evasão escolar, a inserção da escola dentro da comunidade, através de atividades culturais e desportivas para toda a comunidade, e, por último, vamos avaliar o grau de conhecimento dos alunos.
A Lei Complementar 269 também estabelece que, para ter direito ao benefício, o servidor precisa estar em exercício na data-base de 1º de dezembro de cada ano nas unidades escolares ou nos órgãos regionais da SECD. Além disso, deve contar com, no mínimo, 200 dias na função para onde fora designado.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Anonimo pergunta: "olá pessoal do sindicato , qual é exatamente a carga horária do curso o qual pode se solicitar na prefeitura a mudança de letra ou seja de nível ? aguardo respostas obrigada".

Resp: Para mudança de Nivel, por exemplo, um curso de especialização, tem que ter no minimo 360 horas.
Antes voce poderia dá entrada em cursos de 120 horas e ter  de 5%  á 10% de aumento, hoje não é mais aceito, a mudança de Nivel é só através do curso superior, especialização, mestrado ou douturado.

_________________________________________________________________________________

Homologação, Convocação e Nomeação dos aprovados no concurso para o Magistério Estadual

De acordo com informações colhidas junto à diretora da escola de governo TÂNIA MARIA LEIROS CAVALCANTI, o resultado do concurso para o magistério estadual será publicado no dia 28 de fevereiro.
A comissão que trata do concurso público para o magistério estadual, realizou uma reunião no dia 31 de janeiro e de acordo com o edital do concurso ficou definido o seguinte:
No dia 28 de fevereiro, será publicada a homologação e a convocação dos concursados e a nomeação deverá ocorrer um mês depois, ou seja, no mês de abril.
Ainda segundo informações a ideia é iniciar o mês de maior já com os novos concursados em sala de aula.

__________________________________________________

Tablets só para os professores

Depois de muitas indefinições, a proposta do Ministério da Educação (MEC) de disponibilizar tablets – computadores portáteis semelhantes a uma prancheta – nas redes públicas de ensino começa a sair do papel. Mas com mudanças. À frente da pasta há cerca de uma semana, Aloizio Mercadante anunciou ontem que os professores – em vez dos alunos, como era esperado – receberão o equipamento. O projeto Educação Digital será implementado inicialmente nas 58.700 escolas públicas brasileiras com banda larga e localizadas em áreas urbanas. A meta do MEC é entregar os computadores até o fim deste ano aos docentes do ensino médio.
Segundo o ministro, o programa foi formulado e finalizado na sua gestão, apesar de já estar em discussão há mais de um ano na Esplanada. “Eu tenho estudado isso há anos. Inclusive, quando estava no Ministério de Ciência e Tecnologia já estávamos prevendo essa compra.” Mercadante afirmou que o MEC vai assumir integralmente a compra de 600 mil tablets. O orçamento deste ano da pasta prevê um gasto de cerca de 180 milhões de reais com as pranchetas.
Na visão de Mercadante, a inclusão digital deve começar pelos docentes. “Eles são os agentes desse processo, que será muito mais eficiente se os professores estiverem preparados”, ponderou. O ministro esclareceu que atualmente cerca de 337 mil professores foram capacitados, por meio de cursos ofertados pelo MEC, para lidar com os avanços digitais. Mas, segundo o ministro, eles não são obrigados a participar da formação. “Os números demonstram que há um interesse grande dos professores”, avaliou
Dados do Censo Escolar 2010 – o último disponibilizado pelo MEC – mostram que existem no Brasil cerca de 70 mil computadores nas escolas da rede pública e 51 mil laboratórios de informática instalados. Apesar do atraso tecnológico, o ministro afirma que a proposta dos tablets não inviabiliza o desenvolvimento de outros projetos digitais criados pela pasta. Segundo Mercadante, eles são complementares. “A evolução hoje é muito rápida e intensa. As escolas precisam acompanhar e contribuir para formar essa nova geração tecnológica. O direito de ingressar nesse novo mundo tem que ser de todos. É uma tecnologia amigável, temos que começar.”

_____________________________________________________